4109-1052 | 98067-6144 contato@spadomicro.com.br

O MacBook, apesar do preço alto, pode apresentar falhas e problemas ao longo do tempo, como não ligar, não acender a tela e não carregar. Para o primeiro erro existem diversas causas que o usuário pode tentar resolver antes de enviar o notebook da Apple para a assistência técnica.

Confira as possíveis causas para o computador não ligar e saiba resolver. É possível fazer os testes com um Macbook, MacBook Air e MacBook Pro.

Verifique se a tela está funcionando

Veja se o Mac emite sons ou se o teclado acende (Foto: Paulo Alves/TechTudo )Veja se o Mac emite sons ou se o teclado acende (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Antes de tudo, é importante saber se o Macbook não está ligando ou se o problema está apenas na tela. Para descartar essa hipótese, pressione o botão liga/desliga do computador como se fosse ligá-lo e fique atento para sons que a máquina costuma fazer. O tom de inicialização, ruídos da ventoinha, da unidade de disco e do drive óptico – nesse último, você deve inserir um CD ou DVD para conferir podem indicar que o PC está ligado.

Observe também se alguma luz do teclado acende, seja o indicador de Caps Lock ou a iluminação geral do teclado.

Confira se há problemas de alimentação

Se o MagSage não acender, a bateria não está carregando (Foto: Paulo Alves/TechTudo )Se o MagSage não acender, a bateria não está carregando (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

 

Outra providência preliminar que você pode tomar é com relação à alimentação da bateria. Certifique-se de que há energia na tomada, veja se o indicador LED acende ao conectar o cabo ao Mac e dispense adaptadores e extensões. Também vale conferir se o adaptador removível da fonte do Macbook está bem encaixado. Em casos mais graves, pode existir dano nos pinos do conector MagSafe – se esse for o caso, só um novo pode resolver.

Tente o reinício forçado

Pressione o botão de energia por 10 segundos para reiniciar (Foto: Paulo Alves/TechTudo )Pressione o botão de energia por 10 segundos para reiniciar (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Há duas formas de fazer reinício forçado no Mac. Para fazer o primeiro deles, desconecte qualquer dispositivo externo, como pendrives, drives ópticos, adaptadores de mouse e teclado e outros periféricos. Em seguida, mantenha pressionado o botão liga/desliga por dez segundos, e pressione-o novamente para ver se o computador liga.

Em seguida, como último recurso, resta redefinir o Controlador de Gestão do Sistema (SMC). Para isso, você deve pressionar Command+Option+Esc, depois fechar a tampa do Mac e reabri-la após 30 segundos. Tente ligar o Mac novamente no botão liga/desliga. Caso essa providência funcione, você deve desligá-lo mais uma vez logo em seguida e, então, pressionar o botão de energia por 10 segundos para fazer um boot forçado.

Reinstale discos e memórias aplicados recentemente

Abra o Mac e reinstale memória ou SSD recém aplicados (Foto: Paulo Alves/TechTudo )Abra o Mac e reinstale memória ou SSD recém aplicados (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Se você fez a instalação independente de novos componentes no Macbook, como discos SSD, HD ou pentes de memória, talvez algo tenha dado errado. Recorra ao site oficial da Apple para obter instruções detalhadas sobre como instalar memória e outras peças em qualquer modelo do Macbook, e siga as instruções – é possível que você tenha que refazer a instalação para fazer seu Mac ligar de novo.

Se nenhuma das providências deu certo, é provável que haja uma falha de hardware mais séria do que você esperava. Nesse caso, a recomendação é procurar uma assistência técnica autorizada da Apple em sua cidade para realizar um reparo.

Por: Techtudo

Você pode gostar!